Há alguns meses, fizemos para o 2 de Paus um artigo chamado minha autoestima não é muito boa, com relatos de dois garotos que viam suas próprias aparências como um problema. No mesmo post recebemos um comentário que achamos que deveríamos dar um pouquinho mais de atenção, por isso resolvi escrever esse texto.

Este foi o comentário recebido:

“Gente, sou fã do site e sempre leio as cartas para fazer uma análise sobre as questões abordadas e desta vez eu tive que admitir a mim mesmo que eu sempre estive esperando uma carta sobre esse tema.

A primeira descreveu TOTALMENTE o que eu sinto, ao ponto de me ver fazendo este perfil fake só para comentar também.

Realmente não é fácil se sentir feio, tentar superar isso é algo que já tentei milhares de vezes e nunca deram resultado.

No meu caso, acabei meio que me fechando, tento não pensar no assunto e seguir sozinho no meu canto. Me afastei dos meus amigos, irmãs e irmãos, pois não sinto nem vontade de sair com eles, por motivos de saber o quanto eles são lindos, incríveis e o tipo de pessoas que todo mundo quer conhecer e ter por perto.

Não costumo mais sair de casa como antes (tem uns 8 anos já que vivo na rotina de casa-trabalho-trabalho-casa) e perdi também o interesse das redes sociais (das quais uso apenas para acompanhar noticias das series que assisto). Sofro variações repentinas de humor e muitas vezes me vejo pensando que se eu morresse ou me suicidasse, ninguém sentiria falta.

Espero que um dia eu consiga melhorar, torço pra que esses leitores e tantos outros que vivem na mesma situação consigam vencer esse obstáculo. Como eu acho que não irei ter melhorar (não ficarei bonito nunca, não conseguirei viver sozinho e nunca serei feliz com algum cara) saber que eles tiveram sucesso e a coragem (que eu não tenho) pra enfrentar seus medos já me deixa feliz por suas conquistas.

Eu queria ser forte o suficiente para postar esta mensagem através do meu perfil real, mas sou muito fraco pra isso. Então não me resta nada mais a dizer a não ser mandar um grande abraço para vocês e que continuem dando atenção e respondendo a todos que precisam de ajuda. Obrigado!”

.

Cara, sei como a vida pode ser bem confusa e difícil de vez em quando. Porém, quando você começa a ver certas situações apenas com um olhar negativo, pode ser perigoso. Você passa a achar normal o sentimento que vem tendo e não faz nada para mudar isso, mergulhando mais ainda no problema.

giphy (2)

Por mais que eu te diga que todo mundo é lindo, para você se empoderar, pois confiança já é mais de meio caminho andando para tonar uma pessoa bonita nos olhos de vários(as), provavelmente não vai adiantar.

tumblr_n256u24Ls51qbdq9so1_500

(Eu estava na escuridão, então escuridão eu me tornei)

Você se reduziu a visão que os padrões de beleza fizeram você criar de si mesmo e só está conseguindo se enxergar dessa maneira. Se isso te afeta tanto da forma como relatou, sugiro que procure um médico para conversar.

Sou daqueles que acredita que todo mundo deveria visitar psiquiatras e psicólogos de vez em quanto. Muitas vezes as pessoas esquecem que a mente também fica dodói e, por isso, precisa ser observada.

giphy (1)

(Pensando demais)

Como esse tipo de médico normalmente é caro, sugiro também que a galera procure informações nas universidades das suas cidades que tenha o curso de psicologia ou medicina. Eles costumam saber sobre grupos que podem bater um papo e servir de ajuda.

Não deixa a peteca cair.

 …

About The Author

Henrique Assis

Henrique Assis, mais conhecido como Magoo - por não enxergar muito bem sem seus óculos -, é um típico leonino narcisista que pegaria a si mesmo se um dia cruzasse consigo em uma dessas baladinhas alternativas. Com 25 anos e formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Brasília, trabalha como designer e é apaixonado por arte. Todo tipo de arte, mas principalmente se ela for relacionada com peladeza e sacanagem.

Related Posts